A Filmes das Piabas surge da necessidade de uma piaba de ocupar os espaços de água corrente do audiovisual. Resultado do desenvolvimento da trajetória de nossa sócia-proprietária, Maysa Reis, a Filmes das Piabas tem o intuito de viabilizar os projetos em audiovisual que são próprios, mas também apoiar a construção e o fortalecimento de um cinema possível.
Atualmente se configura como empresa produtora de cinema e audiovisual, responsável por projetos voltados para a formações rápidas, o ensino de cinema, a realização feminina e a produção periférica. Um de seus maiores projetos é a capacitação de Cinema com celular, que já está em sua oitava turma e introduz jovens periféricos e do interior do estado ao fazer audiovisual. Então, formamos novos cineastas jovens e periféricos. Prestamos consultoria e promovemos a inclusão destes no mercado audiovisual alagoano.
A FPBS é produtora de curtas-metragens e está em processo de desenvolvimento de sua primeira série de animação. Estão em seu catálogo os curtas: Dandara (animação – em produção de curta e série), Tiragosto (ficção – em pós produção), Xalaco (documentário – em desenvolvimento), Busão (ficção – em desenvolvimento), Melôres (documentário – em pré produção) Benção (documentário – 2023), Cuidado (documentário – 2021) e Feirinha (documentário – 2018). Com os filmes realizados por Maysa Reis, já participamos de vários festivais de cinema, enquanto Filmes das Piabas e também enquanto cinema de Alagoas, como, por exemplo, o principal festival de cinema feminino do Brasil, Cabíria, que exibiu o nosso filme Cuidado em sua mostra de 2021.
Outro eixo importante de nossa atuação são os festivais de cinema. Com experiência de mais de cinco anos na equipe de gestão da Mostra Sururu de Cinema Alagoano, a FPBS está desenvolvendo sua primeira mostra de cinema, que é voltada ao cinema realizado por nordestinas. A Mostra Tarrafa será realizada em 2025 e tem como objetivo ser uma janela para as obras das realizadoras do cinema do Nordeste, apresentando ao público, em sessões gratuitas, a cinematografia dessas diretoras e fortalecendo essa produção também através do Rede de Mulheres, a atividade formativa que integra a programação do Tarrafa e vai capacitar de forma imersiva novas realizadoras fortalecendo seus próximos projetos.
A empresa cresceu recentemente. Fruto do desenvolvimento profissional do cinema de Alagoas e de nossa sócia-administradora, Maysa Reis. A experiência da FPBS é sinônimo da vivência e do amadurecimento dessa trajetória. Por esse motivo, a nossa história se mistura, se reconfigura, se mixa e agora está vivendo um novo momento, o de crescer.
